6 – A LEI DA BASE SÓLIDA

A confiança é o fundamento da liderança. Para conquistar confiança, o líder precisa se tornar modelo das seguintes virtudes: competência, coerência e caráter.

Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas. Refere-se a ações e comportamentos identificados pelas lideranças como efetivas contribuições na implementação da mudança; estes comportamentos são necessários para um desempenho satisfatório ou excelente em qualquer desafio profissional.

Competência pressupõe uma ação que agregue valor diante de novas situações.
Assim, podemos compreender a composição do conceito de competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
1. Saber conceitualmente (qualificação) – conhecimento
2. Saber fazer (experiência funcional) – habilidade
3. Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude

Coerência – Nos ambientes de trabalho todos os profissionais, mas principalmente os líderes, têm de ter a tal coerência entre o discurso e a prática. Quem diz uma coisa e faz outra perde o respeito dos demais, seja colegas, seja clientes. E de nossos chefes não aceitamos mais a filosofia do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Sem coerência não tem mando, o treinador tem total razão.

Caráter – Se você quiser ter sucesso na vida deverá garantir que possui um caráter ilibado e ele será posto à prova todos os dias com problemas que aterrizam em sua mesa. O caráter é o elemento que o distingue das outras pessoas.

Você vai constatar que pessoas bem-sucedidas são únicas. Você observa pelas notícias que pela falta de caráter, alguns empresários ou executivos que eram muito populares no mundo dos negócios caíram em desgraça. Por quê?

Embora eles possuíssem um excelente retrato de sucesso, a verdade é cristalina e nela eles deixaram a desejar em algumas áreas, a principal, o caráter. Apresentar sinais externos de sucesso está longe de ser sucesso de verdade, ou seja, de ser o suficiente, pois isso é muito artificial e se perde facilmente.

O QUE O CARÁTER COMUNICA: Consistência – as pessoas sabem que você não é volúvel. Potencial – as pessoas sabem de sua capacidade. Respeito – as pessoas confiam pelo conjunto de sua obra.

“O verdadeiro sucesso começa dentro de nós num comportamento ético adequado tanto nos negócios como na vida pessoal.”

O general H. Norman Schwarzkopf ressalta a importância do caráter: “Liderança é uma potente combinação de estratégia e caráter. Mas se você tiver de abrir mão de um dos dois, descarte a estratégia.” Caráter e credibilidade de liderança sempre caminham lado a lado.

“As pessoas toleram erros honestos, mas se você trai a confiança delas, é muito difícil recupera-la”. Craig Weatherup – presidente da PepsiCo

O caráter possibilita a confiança. E a confiança possibilita a liderança. Essa é a Lei da Base Sólida. Viole essa lei e seus dias de líder estarão contados.

APLICANDO A LEI DA BASE SÓLIDA
Quais atitudes você teve em sua vida pessoal ou profissional que enfraqueceram sua base no relacionamento? Pense e formule uma frase que possa servir de guia ou regra para não mais falhar nessa área. _________________________________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s